Clientes

CASES

Desde 1983 a Cequipel entrega móveis para escolas, orgãos públicos e grandes empresas do cenário nacional e internacional. O portifólio da empresa possui uma vasta gama de produtos, contando com mobiliário escolar,

corporativo e também produtos com tecnologia incorporada, buscando assim, soluções para às áreas educacional e administrativa.

CARTEIRAS DIGITAIS – JAGUARAÍVA

No primeiro semestre de 2020, a Prefeitura de Jaguariaíva (Município do Paraná), juntamente com a Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte (Smece), criaram o “Programa de Avanço de Tecnologia nas Escolas”. Na cerimônia de apresentação do programa que ocorreu na Escola Júlio de Mesquita Filho, foram revelados os novos recursos adquiridos pela prefeitura, em especial a aquisição de várias carteiras digitais da Cequipel, Indústria de Móveis Escolares e Soluções Tecnológicas. Algumas autoridades do município compareceram à cerimônia, como prefeito José Sloboda e a vice-prefeita e secretária de Educação, Cultura e Esporte, Alcione Lemos.

A apresentação do programa foi conduzida pela vice-prefeita Alcione. Ela revelou que o município adotou o Programa de Inovação Educação Conectada, que viabiliza a conexão à internet, a formação de profissionais e conteúdos educacionais ministrados nas carteiras digitais com recursos da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE). O objetivo do programa, que foi viabilizado através do MEC (Ministério da Educação), é estimular práticas pedagógicas inovadoras, usando novas tecnologias para promover a aprendizagem.

Segundo a diretora Andreia, agora cada aluno poderá usar uma carteira digital, que poderão ser usadas para atividades digitais multidisciplinares ou também, tradicionalmente fora do ambiente virtual, já que, as carteiras contam com um mecanismo de tampo basculante, permitindo que, aberto o tampo exiba o computador e fechado, se transforme em uma carteira tradicional, podendo assim, ter uma sala de aula digital e convencional no mesmo espaço.

Andreia ainda observa, “a cultura digital é a quinta competência da base nacional de educação, então, não tem mais como os municípios não criarem políticas públicas neste sentido, e Jaguariaíva está além do exigido, visto que já estamos neste processo de inovação no ensino desde a educação infantil há alguns anos”, afirma.

Alcione ressalta o progresso por meio da evolução da tecnologia e dos equipamentos, “nossas crianças usarão os programas educativos digitais que já temos e ainda poderão usar a internet de forma orientada pelos professores, tendo assim, o acesso a uma tecnologia de primeiro mundo”. Alcione observou também: que a tecnologia é uma ferramenta de ensino, assim como os livros ou cadernos.

FONTE: https://d.arede.info/campos-gerais/306623/jaguariaiva-lanca-programa-de-tecnologia-nas-escolas

SALA INTERATIVA INVISION – SION

Sem deixar de lado os 112 anos de tradição da elite paranaense, o colégio Sion também vem se adequando as novas tecnologias e meios de aprendizado digitais. E em 2019 decidiu trocar a antiga sala de informática (localizada no bairro Batel) por uma nova sala, mais conectada e com ferramentas de educação inovadoras. Trata-se da sala InviSion. Uma sala democrática que pode acolher várias pessoas e atividades ao mesmo tempo. A nova sala interativa pode ser usada por todas as turmas do colégio, inclusive pelo corpo docente, sendo intitulada uma sala democrática.

A sala contém plataformas informatizadas, essas plataformas contêm tampos basculantes que abertos dão acesso aos computadores e fechados podem ser usadas como uma bancada comum, apoiando tablets e/ou livros.

A sala InviSion se encaixa com a metodologia Montessoriana usada pelo colégio Sion, que tem como objetivo o desenvolvimento independente do aluno. A sala ínsita a interatividade com a tecnologia, como forma de estimular o pensar e o agir, bem como a autonomia e a descoberta. Segundo a coordenadora de comunicação e marketing do colégio: “Na escola, ferramentas de interatividade são importantes para potencializar a aprendizagem dos alunos, para possibilitar atividades que estimulem o pensar e o agir, desenvolvendo novas competências intelectuais e novas habilidades para o trabalho em grupo, para a iniciativa e para a autonomia”, Afirma Juliana Pedroso. “As tecnologias, principalmente o computador e a internet, adentram as salas de aula como uma ferramenta cada vez mais relevante na mediação do processo de conhecimento.”

O colégio ainda ressalta a importância de tratar a tecnologia com naturalidade, visto que ela já está inserida em várias atividades cotidianas na vida das crianças e adolescentes. E reconhece o potencial educativo que os meios digitais proporcionam.

FONTE: http://www.cinemaskope.com/colegio-sion-curitiba-inaugura-sala-interativa-em-um-conceito-atual-e-inovador/

NÚCLEO VOLANTE PARA CENTRO DA JUVENTUDE – SJP

O Centro da Juventude de São José dos Pinhais (CJ), através do Programa Paraná Seguro, adquiriu no ano de 2019, vários equipamentos destinados à educação. Trata-se de núcleos volante. Cada equipamento possui 4 estações de trabalho, que podem ser usadas simultaneamente. Além de ocuparem pouco espaço, os núcleos possuem rodízio na parte inferior, permitindo que ele possa ser deslocado com facilidade e se adequar a vários layouts.

Os equipamentos são ideais para projetos de inclusão digital, como no caso do CJ, que oferece a jovens e adolescentes da região, cursos educativos como o “Educomunicação” e o “Preparação para o Trabalho”. Os cursos são intermediados pela Secretaria de Assistência Social do município (Semas) e oferecem certificado de conclusão de curso de mais de 100 horas/curso. Todo curso é ministrado duas vezes por semana e conta com um tutor pós-graduado na área.

O prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon, compareceu à cerimônia de entrega dos certificados de conclusão de curso (2019), destinados a 17 adolescentes que concluíram as aulas com êxito. O prefeito diz que o objetivo dos cursos é ocupar o tempo ocioso dos jovens e adolescentes, oferecendo a eles atividades de contraturno. “Aproveitem as oportunidades que a vida oferece, pois a capacitação e qualificação profissional é fundamental para que vocês conquistem autonomia e independência para ter um futuro brilhante, não percam tempo, o trabalho e o estudo podem oferecer oportunidades transformadoras.”, afirmou o prefeito.

Diariamente, aproximadamente 200 jovens e adolescentes com idade entre 12 a 24 anos, residentes de São José dos Pinhais e regiões metropolitanas, comparecem ao CJ para se beneficiar de atividades culturais, esportivas, e orientação profissional. Os frequentadores do CJ são estudantes das escolas públicas municipais e estaduais do município.

Para mais informações sobre o Centro da Juventude, ligue: (41) 3382-7361. Ou presencialmente na sede de São José dos Pinhais, localizada: Rua Leôncio Correia nº 311, Borda do Campo. O horário de funcionamento da sede é das 8h às 12 horas e das 13h às 17 horas.

FONTE: http://www.sjp.pr.gov.br/centro-da-juventude-recebe-novos-equipamentos-e-entrega-certificados-em-sjp/