
![]() |
Game aproxima educação financeira de crianças e adolescentes |
![]() |
A educação financeira ainda é um assunto distante da realidade de muitas crianças e adolescentes, pois consideram o assunto complicado e difícil demais. Por estar diretamente associado a operações matemáticas e a administração de rendimentos a relação com este tipo de hábito é, quase que, imediatamente rompido quando em contato com os alunos do ensino fundamental ou médio.
Para facilitar a compreensão e afastar o fantasma da complexidade e auxiliar os usuários a poupar dinheiro, surge no cenário de games um jogo que pode tornar a prática da educação financeira um hábito simples e objetivo. Trata-se de um programa gratuito que permite que os estudantes tenham mais conhecimento sobre os benefícios do universo financeiro e consigam assumir o controle de suas despesas.
Intitulado como Mesadinha, o game representa uma batalha entre o exército dos gastos e o exército da economia para ilustrar aos estudantes a balança financeira de despesas e lucros. Com soldados espalhados por um mapa,é possível inserir suas receitas e despesas mensais, como receber a mesada dos pais ou usar o dinheiro para alimentação, diversão e contas de celular. Conforme lançam um gasto, os soldados vermelhos avançam pelos territórios de maneira proporcional à despesa. Ao acrescentar um pagamento, é a vez do exército verde tomar conta do espaço.
Além de visualizar as receitas e despesas no formato de um mapa, o Mesadinha também oferece a possibilidade de construir uma poupança virtual com a opção de cadastrar um objetivo. Se o jogador pretende comprar um videogame novo, por exemplo, ele insere o valor do produto e em quantos meses deseja juntar o dinheiro. Todas as vezes que consegue economizar uma quantia, ele tem acesso a uma barra que informa a porcentagem de quanto falta para conseguir atingir o seu objetivo.
Indicado como ferramenta didática para a educação infantil, o Mesadinha cria, por meio de uma maneira lúdica e divertida, o desenvolvimento do hábito de controle, de poupar. “Quando um jovem tem contato com a educação financeira desde cedo, ele aprende a valorizar e a controlar o dinheiro que recebe”, defendeu Elvis Tolotti, idealizador do Mesadinha.
O game que já foi utilizado em algumas escolas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul oferece gratuitamente um guia simples com possíveis aplicações e abordagens dos recursos do Mesadinha no ensino de educação financeira, incluindo suas abrangências e interdisciplinaridades.
Se interessou? O material está disponível on-line em: http://mesadinha.com/guiadoprof.pdf