Educação Ativa

Educação Ativa
13 de maio de 2020 Cequipel
Em Sem categoria

A Educação Ativa é composta por uma metodologia focada na aprendizagem e não no ensino, onde o aluno se torna o principal protagonista do processo. Essa ferramenta visa estimular o aluno ao desenvolvimento de várias habilidades interpessoais, como: autonomia, responsabilidade, desenvolvimento do relacionamento interpessoal, resiliência, criatividade, motivação e a capacidade de solucionar problemas.

Para melhorar o desempenho dos estudantes, o mobiliário de sala de aula deve permitir layouts flexíveis, sendo que, uma boa configuração do mobiliário proporciona vários eixos visuais, mantendo o conteúdo interessante e prendendo a atenção do aluno. As salas de aula devem ser configuradas com espaços interativos, onde não há uma posição fixa, afim de oferecer mais flexibilidade. Nesse modelo, o professor ou estudante pode se dirigir ao grupo, liderar uma discussão e compartilhar um conteúdo de qualquer lugar. Não há nada fixo, tudo é móvel. Não há frente nem fundo da sala e uma vez que os assentos permitem que os alunos mudem de postura e posição facilmente, cada cadeira torna-se o melhor lugar da sala.

O envolvimento do corpo docente é grande e indispensável para o sucesso da metodologia, porém, os benefícios adquiridos com essa ferramenta justificam os esforços empreendidos, explica a professora Marcilene Rodrigues Pereira Bueno, uma das professoras responsáveis pela implementação da Educação Ativa no Unisal de Lorena. Ainda de acordo com Marcilene: “os alunos percebem a necessidade de se responsabilizarem pelo próprio processo de aprendizagem”.

Com base na metodologia de Educação Ativa e buscando auxiliar na colaboração coletiva em sala de aula, a Cequipel desenvolveu dois conjuntos escolares que permitem configurações flexíveis, sendo, a Block Kids e Desk Bean. Com eles, é possível com o mesmo modelo de carteira, montar configurações com 3, 4 e 6 lugares  (Desk Bean) e 4, 6 e 8 lugares (Block Kids). Ambos os conjuntos (carteira e cadeira) possibilitam empilhamento, ampliando ainda mais as possibilidades de mudança de layout dentro das salas de aula. Os dois modelos de carteira trazem um tampo lúdico, confeccionado em madeira de compensado com 18 mm ou 25 mm de espessura, com acabamento superior em laminado melamínico. As formas dos conjuntos, possibilitam uso individual ou em grupo. As cadeiras que completam o conjunto, possuem assento/encosto executados em polipropileno em formato de “concha”, modelo e material projetados para acomodar ergonomicamente os alunos durante aulas extensas. Os conjuntos possuem porta livros integrados e podem ser executados em várias cores (sob consulta).

 

Fonte: https://revistaeducacao.com.br/2013/07/15/aprendizagem-ativa/