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Sistema numérico na pré-escola?

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numericoA melhor maneira é privilegiar a atuação das crianças como sujeitos da aprendizagem, e a sala como espaço de investigação. Desde pequenas, elas participam de situações sociais de uso dos números. Por isso, pensam sobre o funcionamento do sistema de numeração nos diferentes contextos e elaboram conhecimentos. Assim, é importante que a meninada participe de atividades em que possa colocar em jogo o que sabe e seja desafiada a construir, progressivamente, noções matemáticas. Nesse sentido, proponha trabalhos que envolvam diferentes usos dos números, como a medição e a designação de quantidades. Nesses momentos, é importante que a turma expresse seus saberes e compartilhem idéias. As trocas e a interpretação entre os pares são fundamentais. As práticas que enfatizam o traçado dos números ou a memorização de sequência numérica de 1 a 10, por exemplo, não são efetivas. Fazem muito mais sentido para as crianças contextos pedagógicos como a organização de coleções de objetos na classe, a realização de jogos, o uso cotidiano do calendário, a produção da ficha biográfica de cada um – com idade, data de nascimento, peso e altura, por exemplo. Eles oferecem oportunidades desafiadoras e significativas para propostas de leitura,escrita, ordenação e comparação de números. Situações como a contagem de grupos de objetos, a produção e a interpretação de registros de quantidade e as que envolvam resolução de problemas com operações aritméticas também devem ser garantidas na rotina.

 fonte: www.trabalhosfeitos.com

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