
![]() |
Pilates e seus benefícios para a terceira idade |
![]() |
Morte por problemas cardíacos em 20% a 25% em pessoas com doenças do coração diagnosticadas, além de reduzir substancialmente a gravidade de deficiências associadas à cardiopatia e outras doenças crônicas. Assim, o MÉTODO PILATES estaria enquadrado neste contexto para a prevenção primaria secundária e terciária da saúde.
O MÉTODO PILATES foi idealizado por Joseph Pilates e é um programa completo de condicionamento físico e mental que tem como objetivo melhorar o equilíbrio entre a performance e esforço, por meio da integração do movimento, a partir do centro estável e sinestesia realçada. Trabalha o corpo como um todo – corrige a postura e define a musculatura, desenvolvendo a estabilidade corporal necessária para uma vida mais saudável e longeva.
Seus princípios são: concentração, alinhamento postural, respiração, coordenação e resistência.
Influência da postura
A postura incorreta faz mais do que diminuir a autoconfiança, prejudica a respiração, tensiona os músculos e ligamentos e pode afetar as articulações da coluna, favorecendo a evolução da artrite, artrose e generalizada. As alterações da coluna do idoso são: cifose constituída pela cifose dorsal e cervical – a cabeça é projetada para a frente e os ombros ficam cronicamente curvados, repuxando apenas os músculos do pescoço; diminuição da curvatura lombar; aumento do ângulo de flexão de joelho e o deslocamento da articulação coxofemoral para trás e a inclinação do tronco para frente, alterando a qualidade de execução das tarefas do dia a dia.
A rigidez articular e muscular que se instala nos idosos será trabalhada por meio dos exercícios do MÉTODO PILATES, assim como a tensão em trapézios e paravertebrais que em conjunto com a “casa de força” levará a uma postura mais alongada. Vários músculos do sistema respiratório estão inseridos nas vértebras lombares e cervicais e nas costelas influenciando a postura.
Na osteoporose, há muita fragilidade do esqueleto e maior suscetibilidade à fratura após pequenos traumas, alem das dores nas costas devido a contraturas musculares ou por microfraturas e deformidade da coluna com diminuição da altura da pessoa. Geralmente o fêmur e a coluna são as mais acometidas.
Nos exercícios de Pilates, trabalha-se com exercícios de fortalecimento dos músculos envolvidos com estas fraturas e de extensão da coluna visando a melhora da força muscular, condicionamento físico e coordenação.