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A ampliação da jornada é a oportunidade Ideal para repensar o ensino. Mas por que esse debate não ocorre?
Nos últimos anos, a ampliação de oferta de Educação em período integral se tornou uma pauta importante. Candidatos aos governos estaduais e a Presidência da República enfatizam na campanha eleitoral a necessidade de ampliar a modalidade, fizeram promessas a esse respeito e utilizaram programas já em andamento como propaganda. O desafio também foi contemplado no Plano Nacional de Educação (PNE): até 2024, a quantidade de alunos matriculados em período estendido deve representar 25% do total.
Hoje, o ensino em tempo integral alcança apenas 13,2% das crianças e dos jovens brasileiros. Os 86,8% restantes freqüentam a escola de manhã, à tarde ou à noite, em período de quatro ou cinco horas. Aumentar o tempo, no entanto, não deve ser o objetivo principal das políticas públicas. O debate tem de se centrar na utilização dessa carga horária para melhorar a qualidade do ensino e ampliar a formação dada aos estudantes.
fonte: www.revistaescola.abril.com.br